segunda-feira, 21 de setembro de 2009

"Competir em vez de combater!!"

Em uma entrevista realizada com Matt Mason, um jornalista que escreveu um livro intitulado: The Pirate's Dilemma (O Dilema dos Piratas), ele defende que ao invés de competir com a pirataria, que vem se instalando e crescendo no país de forma assustadora, as empressas devem mostrar para o seu público que podem oferecer algo melhor do que os piratas. Foi o que fez a emissora que transmite o famoso seriado Lost, esta divulgou todos os episódios no seu site, copetindo e não combatendo o mercado pirata.

Se pararmos para refletir por um momento, deixando a lógica do mercado capitalista de lado, podemos perceber que quando disponibilizamos um livro, uma música ou um filme na internet estamos dando a oportunidada do outro usurfruir daquele conhecimento; acrescentando ainda o que é do seu interesse e o que cada um acha que poderia melhorar ou complementar naquele material, ou seja, há então uma troca de ideias e um acréscimo de cultura.

O problema da nossa sociedade, no meu ver, é que nós estamos completamente presos a um sistema que nos obriga a comprar e comprar sem se preocupar com a propagação da cultura, mas somente com o valor do capital e de sua reprodução desmedida.

E vocês galera, o que acham?

3 comentários:

  1. É Luara,

    A pirataria se torna uma forma de propagação e acesso barato dos bens culturais, mas também reflete a lógica de consumo, do "eu tenho que ter" e adquirir de qualquer forma..
    São questões relevantes e que se evindencia em nosso cotidiano.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Olá Luara,
    muito boas tuas reflexões, só não esqueça de atualizá-lo constanetemente. Em agosto vc fez várias postagens e depois parou. Vamos dinamizá-lo mais também, incluindo links, que possibilitem a hipertextualidade e incluam teu blog no contexto da net. Não esqueça ainda de completar a lista de blogs.
    abraço

    ResponderExcluir
  3. Oi Lua!
    Gostei da postagem! Acredito que a pirataria é resulatado da falta de acessibilidade, no entanto nossa sociedade, formada por pessoas que quando produzem alguma coisa que é bom para todos, querem lucra...o dinheiro, o poder está em primeiro lugar..."todos desejam ter seus nomes na calçada da fama" e sozinho, de preferência".

    Até mais!

    ResponderExcluir