quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Michel Serre: educação a distância!


Assisti na aula do dia 17 um vídeo muito interessante no qual, o filósofo françes Michel Serre (foto ao lado), fala com muita intimidade sobre os avanços da tecnologia e sua influência no mundo de hoje.


Dentre toda a sabedoria e conhecimento de Serre sobre o assunto, fiquei muito surpresa quando ele falou que o modo de educação a distância, que hoje promete se popularizar, não trouxe nenhum problema novo para a educação e que todos os problemas que ele apresenta são os mesmos de uma educação tradicional.

Ainda falando sobre isso, ele narrou uma história da evolução, para eemplificar que toda a habilidade que nos perdemos é recompensada com uma nova, por exemplo, ele disse que antigamente nos, seres humanos, não conseguiamos andar apenas com os pés e por isso usavamos as mãos como apoio, só que com o passar dos tempos nossas mãos perderam a função de sustento, mas ganharam a função de pegar, que antes era a função da boca... E por assim vai.

Fiquei me perguntandoo então:

"Será que as aulas de ensino a distância podem futuramente substituir as aulas presenciais?"

Pois, isso quer dizer que a necessidade de um professor presente em sala irá ser substituida pela máquina (computador, som, televisão), que atráves de um cd ou dvd passará para o aluno tudo que ele precisa saber, diminuindo assim a necessidade de um professor e futuramente até mesmo eliminando-a.


Na minha opinião, as aulas a distância deveriam ser restritas para aquelas pessoas que realmente não tem condições de frequentar todos os dias uma sala de aula, e mesmo assim, esse método de ensino deveria ser muito bem estudado, já que, para mim, a presença tanto de uma pessoa para ministrar a discussão quanto de outros colegas para manifestar opiniões contraditorias e assim gerar um debate é muito importante, principalmente nas disciplinas classificadas como humanas.


Gostaria então de saber a opinião de vocês, será que essa substituição das aulas presenciais pelas aulas a distância é possível? E se for, o que vamos perder e o que vamos ganhar?

Um comentário:

  1. Oi querida, acho que é uma boa opção para as pessoas que não podem cursar uma Faculdade presencial, mas também acho que o ensino não é o mesmo, prejudicando assim aqueles que querem ter um nível superior completo.

    ResponderExcluir